quinta-feira, 29 de março de 2012

Bife grelhado na frigideira, fácil de fazer

Bom dia!!!!

Mais um dia maravilhoso...e veio com chuva, etá coisa boa!!!
Vamos ao que interessa! Hoje vou aborda um assunto que sempre me tirava da dieta, mas aos pouco fui aprendendo a fazer na forma certa.
Como fazer carne grelhada na frigideira,  não gosto de usar a grelha, a coisa faz muita bagunça, e na frigideira é mais prático. Estou virando especialista.

Filé Bovino Grelhado na frigideira


Patinho cortado em bifes não muito finos, e também pode ser feita com alcatra, contrafilé, ancho e chorizo.

Azeite para regar a carne, eu coloco 1/2 colher de sopa.

Sal e pimenta a gosto (se você quiser, pode acrescentar um envelope de caldo de carne 0% de gordura em pó à carne e depois acertar o sal)

Preparo

Tempere o bife com sal, pimenta (ou caldo de carne) e azeite. Misture tudo muito bem com as mãos e deixe tomando gosto por uns 10 minutos.

leve ao fogo uma frigideira antiaderente sem nenhum tipo de óleo ou azeite. Deixe aquecer muito. Para saber se está na temperatura certa, jogue algumas gotas de água nela: se ao invés de evaporarem, as gotas se fecharem em “bolinhas” que correm pela frigideira, a temperatura está boa.

Acrescente o bife. Vai subir uma baita fumaça e você vai pensar que a carne está queimando. Não se preocupe. É assim mesmo e o truque é a frigideira quente. Ao colocar a carne em contato com a superfície muito quente da frigideira, ela será “selada”. Isso impede que os sucos da carne saiam e a deixem dura e sem-gosto. Ao virar, use sempre uma pinça. Nunca utilize garfos, pois os furos fazem a carne perder seu suco natural.

O ponto da carne vermelha, pra mim, é grelhada por fora e rosada por dentro. Para deixá-la neste ponto fique de olho: quando pequenas gotas de sangue do interior do bife começarem a vir à superfície e a cobrirem quase por completo, é hora de virar o bife. Deixe por mais três ou quatro minutos e está pronto pra servir.

Use azeite apenas para dar uma leve temperada no bife e mais nada. Nâo esqueça: quanto mais quente a frigideira, melhor.

Gente é muito fácil, e eu sempre quebrava a cabeça na hora de fazer um bife gostoso e grelhado, pedia a paciência e botava óleo. Mas pronto, problema resolvido.

Espero que tenham gostado da dica, amanhã falo sobre o frango grelhado que também é muito fácil de fazer.

Um ótimo dia e até mais:)

8 comentários:

Renata Costa disse...

Bom dia!!!
O meu está ótimo, aqui em BH o tempinho está bem agradavel, parece até que vai cair um chuvinha. Delicia
Estava aqui pensando o que ia fazer no almoço , e vai ser: o bife grelhado srrsrsrs.

Preciso de dicas para coisas faceis de fazer no almoço, porque saio da loja e vou pra casa preparar algo p comer, tem que ser gostoso, rapido e light.

Estou muito otimista quanto a minha reeducação alimentar, em 5 dias perdi 2 kilos. Isso foi um incentivo e tanto para eu não desanimar. Ja estou me sentindo bem melhor.

Vamo que vamo rumo a perder 10 kilos, agora ta facil só faltam 7 srsrsr.


beijos


Renata Costa

TTgomezzzz [gordinha é o c@#@*%O!] disse...

Oláá!

Adorei a dica, tava pensando em comprar uma grelha tb, mas tb pensei no trabalho de limpar depois (sou preguiçosa demais com cozinha), então, como faz p/ carne ficar grelhada por fora e por dentro tb? Pq gosto bem passada, se tiver 1 vermelhinho na carne já não como =/

Bjos

Francine disse...

Oi linda,
é muito bom saber q estas de volta!!
talvez vc não lembre de mim, mas em 2009 tbm tive blog so que em 2010 exclui... ai em julho de 2011 recomecei com este novo blog e te reencontrei agora...

amei a dica do bife grelhado...

sucesso nesta nova empreitada!!
vou segui-la ta... qdo puder visita meu cantinho...


bjs light

Blog da Deby disse...

Excelente dicaaaa... Amei!!!

Com certeza vou aderir, bem mais fácil que na grelha que da um trabalhão pra limpar...

Bjusss e uma excelente semana.

Deby

Miss Pity disse...

oiii florrrr voltei com o meu blog a algum tempinho e quero poder continuar contando com tuas visitinhas la hein!!!
Fiquei com agua na boca quanto a essa receita adorei hehe beijokasss

Blog da crisma - TT. - disse...

ola
joguei no google bife grelhado, hoje fiz um mas tinha duvida que fosse assim mesmo. entao encontrei este blog e o bife é igual a sua receita, so que tinha duvida sobre a frigideira e fiz numa frigideira chapa que possuo mas nao uso porque sai fumaça e com isso temo sujar o azulejo...usei pouquissimo azeite para temperar. quase nada.coloquei creme de cebola, um tequinho de colorau e sal. ficou bom. agora ja sei que é assim mesmo. gostaria de poder tampar, mas acho que nao vai grelhar...será? se quiser seguir meu blog vou ficar muito feliz crisma2012matao.blogspot....

Anônimo disse...

Eu sempre fiz bife cozinhando no litro de agua que ele soltava, ficava duro e sem sabor! Um horror! Tive a ideia genial de pesquisar na net o pq disso e achei esse blog! Eu nunca comento nada, mas segui as dicas e acabei de comer meu novo bife! Voltwi só pra agradecer, minha vida mudou! Meu bife ficou suculento e saboroso, igual se ve por ai em restaurante! Obrigadaaaaa. Bjo e sucesso! Juliana

Anônimo disse...

Nossa passei 20 anos fazendo carne ressecada e pingando óleo, até ver esse post hoje e fiz o melhor contra filé da minha vida grelhado na frigideira antiaderente. Sério esse jeito de fazer é o melhor parabéns pela dica. Super amei. Rubia Blumenau SC.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...